Pesquisar este blog

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Internet de 512kbps por apenas R$ 35,00 e Sobral está entre as 100 cidades a receber o plano de banda larga do governo federal

Por Edwalcyr Santos

O Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) do Governo Federal que garante acesso à internet com a velocidade de 512kps por apenas R$ 35,00, contemplará inicialmente 100 cidades da Região Sudeste, Nordeste e Centro Oeste além das 16 capitais anteriormente divulgadas segundo anunciou o presidente da Telebrás, Rogério Santana. A cidade de Sobral está entre as contempladas pelo programa. De acordo com Rogério Santana, mais de 50% das cidades escolhidas têm penetração inferior a 0,19% de acesso. Em Sobral por conta do projeto "Sobral Via Wireless" da prefeitura Municipal de Sobral que garante acesso gratuito à rede mundial de computadores o índice é superior a 0,19%. O "Sobral Via Wireless" é gratuito mas a velocidade é de apenas 80kbps, bem inferior ao ofertado pelo programa do Governo Federal.
Os moradores do grande Sinhá Saboia, reivindicam o benefício da prefeitura que já cobre todos os bairros da cidade, mas não chegou ainda nesta comunidade, ocasião em que as lideranças comunitárias locais como o diretor do jornal "O Bairro" Edwalcyr Santos tomaram a iniciativa de fazer um abaixo-assinado exigindo o benefício. O documento foi entregue ao Chefe de Gabinete Dr. Luiz Edésio que afirmou ao jornal "O Bairro" que no momento o equipamento do projeto não tem suporte suficiente para atender a região do complexo Sinhá Saboia e precisaria fazer um upgrade, ou seja, dar uma atualizada nos computadores.
Com relação ao PNBL, Rogério Santana afirmou que a Telebrás não operará diretamente no fornecimento do serviço ao consumidor final. A população receberá o sinal através dos provedores pequenos existentes em cada cidade que terão que ofertar internet no valor e na velocidade exigido pelo plano.

Veja a lista das 100 primeiras cidades que serão cobertas pelo Plano Nacional de Banda Larga (PNBL):
- Arapiraca (AL), Messias (AL), Palmeira dos Índios (AL), Joaquim Gomes (AL), Pilar (AL), Rio Largo (AL), Feira de Santana (BA), Itabuna (BA), Camaçari (BA), Governador Mangabeira (BA), Eunápolis (BA), Governador Lomanto (BA), Muritiba (BA), Presidente Tancredo Neves (BA), Sobral (CE), São Gonçalo do Amarante (CE), Quixadá (CE), Barreira (CE), Maranguape (CE), Russas (CE), Cariacica (ES), Domingos Martins (ES), Conceição da Barra (ES), Piúma (ES), São Mateus (ES), Vila Velha (ES), Itapemirim (ES), Anápolis (GO), Aparecida de Goiânia (GO), Trindade (GO), Águas Lindas de Goiás (GO), Alexânia (GO), Itumbiara (GO), Imperatriz (MA), Paço do Lumiar (MA), Presidente Dutra (MA), Porto Franco (MA), Grajaú (MA), Barra do Corda (MA), Barbacena (MG), Juiz de Fora (MG), Conselheiro Lafaiete (MG), Ibirité (MG), Sabará (MG), Uberaba (MG), Ribeirão das Neves (MG), Santa Luzia (MG), Campina Grande (PB), Campo de Santana (PB), Araruna (PB), Riachão (PB), Dona Inês (PB), Bananeiras (PB), Duas Estradas (PB), Carpina (PE), Tracunhaém (PE), Nazaré da Mata (PE), Paudalho (PE), Limoeiro (PE), Aliança (PE), Piripiri (PI), Campo Maior (PI), José de Freitas (PI), Piracuruca (PI), Batalha (PI), São João da Fronteira (PI), Angra dos Reis (RJ), Nova Iguaçú (RJ), São Gonçalo (RJ), Piraí (RJ), Mesquita (RJ), Rio das Flores (RJ), Duque de Caxias (RJ), Casimiro de Abreu (RJ), Santa Cruz (RN), Nova Cruz (RN), Passa e Fica (RN), Parnamirim (RN), Lagoa d'Anta (RN), Extremoz (RN), Açu (RN), Nossa Senhora da Glória (SE), Barra dos Coqueiros (SE), Laranjeiras (SE), Japaratuba (SE), São Cristóvão (SE), Carira (SE), Campinas (SP), Guarulhos (SP), Pedreira (SP), Serrana (SP), Conchal (SP), Embu (SP), São Carlos (SP), Gurupi (TO), Araguaína (TO), Guaraí (TO), Paraíso do Tocantins (TO), Wanderlândia (TO), Porto Nacional (TO).

domingo, 13 de junho de 2010

Moradores do complexo Sinhá Saboia, enfeitam as ruas para o jogo do Brasil


Por Edwalcyr Santos

Copa do Mundo contagia todos, e o coração bate mais forte na torcida pela sua seleção seja qual for o país. No Brasil, o país do futebeol, não poderia ser diferente, a "torcida canarinho" com o coração verde amarelo, se prepara para a estreia do Brasil nesta Copa 2010 na África do Sul. A seleção Pentacampeã, enche de esperanças os torcedores que unidos em bares, praças, clubes, trabalho ou em casa, fervorosos esperam a conquista do Hexacampeionato. Na África a Seleção fará se papel, aqui no Brasil a torcida faz sua parte. Em todas as cidades do Brasil, o povo colore as ruas deixando a festa mais bonita e alegre. Em Sobral a torcida desde maio já se preparava para a chegada da Copa. O complexo Sinhá Saboia dá um exemplo de torcida apaixonada, pois todas as ruas já estão coloridas e os moradores eufóricos já saem nas ruas com suas vuvuzelas que é um símbolo desta Copa 2010.
O jornal "O Bairro" conversou com os moraroes da Rua José Ribeiro Dias no Sinhá Saboia, quando eles estavam pintando a rua de verde e amarelo. Dênis Braga e sua esposa Luana, tomaram a iniciativa de convidar os vizinhos para enfeitar a rua. Lindomar Pereira, foi quem fez os desenhos que os outros moradores pintaram.
As empresas de Sobral assim como todas do Brasil, já se organizaram com os funcionários objetivando proporcionar a todos a condição de torcer pelo Brasil em todos os jogos.

sábado, 5 de junho de 2010

Sinhá Saboia comemora 44 anos de existência

A iniciativa foi da liderança comunitária Edwalcyr Santos com o apoio de Celiane Duarte que juntos encabeçaram o evento de comemoração dos 44 anos de existência do Sinhá Saboia. Tudo começou quando “O Bairro”, o jornal do Sinhá Saboia” desempenhando seu papel de informar e pesquisar a história deste grande bairro, em entrevista à professora Penha Cardoso, ex-diretora da Escola Carlos Jereissati, descobriu que a Câmara Municipal de Sobral, tem o documento da Lei de número 134 de 30 de maio de 1966. A Lei, sancionada pelo então prefeito Cesário Barreto Lima, denomina as margens da Av. Fernandes Távora, de Sinhá Saboia, que era conhecida até então de Várzea Grande ou de Cancela. O nome, foi uma homenagem do prefeito à Maria da Soledade Pessoa de Saboya Albuquerque (Sinhá Saboia), dona da maioria das terras existentes no referido bairro.
Edwalcyr Santos, idealizador do evento e diretor do jornal “O Bairro”, vem se destacando como grande liderança comunitária do Sinhá Saboia. Os moradores do bairro já citam seu nome como um possível representante desta comunidade em 2012, mas segundo ele, ainda é cedo para pensar nesta possibilidade.
Para a realização do evento houve a busca de parceria com as entidades do complexo, mas nenhuma das convidadas se interessaram. O aniversário foi comemorado nos dias, 29 e 30 de maio. Dia 29, o projeto diversão da Prefeitura de Sobral, uma parceria de todas as secretarias, levou para a quadra de Skate atividades como futebol, vôlei, jogos de dama e xadrez, uma tenda da Teia Digital, brinquedos infláveis, observatório do Museu do Eclipse, tenda da saúde com aferição de pressão arterial e glicose dentre outras.
Os organizadores levaram para o palco do evento apresentações culturais como Cantor de hap, hip e hop, contação de história com a professora Valdelice, apresentação de Karatê, apresentação do Grupo Legião Brasileira de Capoeira, peça teatral com os alunos da Escola Paulo Aragão abordando o tema das drogas e a apresentação do grupo de quadrilha junina “Arraiá Asa Branca” abrilhantando a noite. Na festa esteve presente o secretário de Esporte e Juventude, Professor Osmar Vasconcelos, que sempre tem visitado o bairro e atendido as reivindicações da comunidade. O secretário, conversou com os jovens praticantes de esporte do bairro e pediu que estes se organizassem e procurassem a secretaria, no intuito de apoiar atividades esportivas promovidas por eles. A Feira Dona Maria Leonor organizada por Edwalcyr, Celiane e Cláudia também fez parte do evento. A feira já vem acontecendo todos os sábados na Quadra de Skate onde artesãos e comerciantes do complexo expõem seus produtos animando as noites de sábado.
No domingo, Padre Eudes, Pároco da Paróquia de Fátima presidiu a Missa de coroação de Nossa Senhora, intencionada também ao aniversariante. Depois da Missa, na praça da Escola Carlos Jereissati, aconteceu um show com a banda Vapor Cotidiano. Os eventos de comemoração segundo os organizadores se estenderão por todo o mês de junho com palestras, cursos e outras atividades culturais.

domingo, 2 de maio de 2010

30 de maio, aniversário do Sinhá Saboia

O jornal “O Bairro” desempenhando seu papel de informação e pesquisa buscando descobrir a história do bairro procurando resgatar o aspecto cultural desse povo sabendo da importância de entender o passado para a compreensão do presente, em uma de suas pesquisas conversando com a professora Penha Cardoso sobre a história do Sinhá Saboia, descobre que a Câmara Municipal tem o documento da Lei Nº 134, criando o bairro Sinhá Saboia e através de ofício solicitou o mesmo.
No ano de 1966, o então prefeito Cesário Barreto, promulgou e sancionou a citada Lei criando o bairro Sinhá Saboia homenageando Maria da Soledade Pessoa de Saboya, Sinhá Saboya, reconhecendo, portanto, suas obras em favor dos pobres de sua época.
O Artigo 1º da Lei, assim está escrito:
Fica criado o bairro SINHÁ SABOIA, com início na ponte da Várzea Grande (Ponte Rio Oiticica) e prolongando em direção à residência do DNER, atingindo a urbanização das casas Populares Municipais e residências adjacentes, lado direito da Rodovia Fortaleza - Sobral. Segundo Pe. Osvaldo Chaves o prefeito Cesário Barreto queria na época homenagear Evangelina Saboya que tinha herdado boa parte das terras de sua mãe a Sinhá Saboia e estava doando para fins sociais. Evangelina Saboya, não aceitou a homenagem e pediu ao prefeito que homenageasse sua mãe, falecida em 19 de outubro de 1963. E, assim foi feito.
Em 2008 o jornal “O Bairro” quis comemorar o dia 30 de maio, mas não foi possível. Nesse ano de 2010, com o apoio do “Projeto Melhorias” e do Centro de Desenvolvimento CAESE - Cultural, Artesanal, Esportivo e Educacional promoverá aniversário do Sinhá Saboia.
As comemorações do aniversário inclui atividades sócioculturais envolvendo órgãos como Hemoce, SESC, SESI, SENAC, Polícia Militar, entidades religiosas do bairro, Prefeitura e Câmara Municipal. As ações de cidadania acontecerão em dois dias consecutivos, 29 e 30 de maio, divididas em todo o complexo descentralizando o evento objetivando envolver um maior número de participantes. No dia 29 às 8h da manhã as autoridades farão o hasteamento das bandeiras; Nacional, Estadual e Municipal dando início ao evento que se estenderá ao dia 30. Palestras com advogados, pula-pula para a criançada, apresentação de filmes educativos em praças e escolas, orientação médica, realização de concurso de redação sobre o evento, missa campal, show com bandas locais, apresentação de grupos de quadrilhas juninas, peças teatrais, danças, feira de artesanatos dentre outras atividades que farão parte do inédito e histórico evento.
Será a primeira vez que acontecerá um evento desta magnitude no complexo e a comunidade deste grandioso bairro está convidada a participar ativamente, pois o homenageado é o povo.

domingo, 25 de abril de 2010

Moradores fazem abaixo-assinado para obterem internet gratuita


Por Edwalcyr Santos

A prefeitura de Sobral é pioneira no interior do Estado no que se refere à distribuição de internet gratuita. O projeto chamado Sobral Via Wireless objetiva além de permitir a inclusão social através da inclusão digital, prover acesso de internet sem custo a todas as classes beneficiando principalmente a classe mais carente. Até 2006 o acesso disponibilizado era o de linha telefônica que gerava ainda custos por conta dos pulsos telefônicos quando em agosto do citado ano o acesso passou a ser sem fio utilizando a tecnologia Wi-Fi (Wireless) e contando ainda com o antigo sistema discado.
Quase quatro anos se passaram e a internet gratuita Via Wireless ainda não chegou ao complexo Sinhá Saboia. A reportagem do jornal está sempre conversando com Reinaldo Dualibe, coordenador de Informática da Prefeitura buscando informações sobre a vinda desse benefício para esse bairro.
Os moradores sempre abordam a reportagem do jornal sobre o assunto e sugerem fazer um abaixo-assinado objetivando agilizar a vinda deste benefício. O jornal “O Bairro” em parceria com o Projeto Melhorias conversa com o Chefe de Gabinete, o Dr. Luiz Edésio, levando um ofício e o abaixo-assinado solicitando a instalação das antenas que distribuirão o sinal da internet gratuita. Dr. Luiz Edésio explicou à reportagem que os equipamentos de informática que distribui o sinal de internet precisam passar por um upgrade, ou seja, precisam ser modernizados para poder expandir o projeto ao grandioso Sinhá Saboia. Ele garantiu que até o final do primeiro semestre deste ano os equipamentos estarão prontos para atender o pedido dos moradores do complexo Sinhá Saboia.

terça-feira, 20 de abril de 2010

Colégio Martins um novo rumo na educação do bairro


Por Edwalcyr Santos e Direção do colégio


O Colégio Martins (ex-Chapeuzinho Vermelho) tem uma história vitoriosa, protagonizada por sua atual proprietária Júlia Martins. A fundadora foi a Professora Ana Zélia que depois passou para as mãos de Anunciação Liberato e em 1991, por motivos particulares resolve fechar o colégio. Com apenas 12 alunos e com o segundo semestre a cumprir, Anunciação Liberato conhecendo a responsabilidade e a dedicação da professora Júlia Martins (funcionária do colégio na época), dia 05 de agosto de 1991, lhe entrega a direção tendo a certeza de estar colocando seu corpo discente em boas mãos. Os pais dos alunos receberam a notícia com muita alegria, pois não queriam que o colégio fechasse antes de terminar o ano letivo. Júlia precisava de um espaço para dar continuidade às aulas e seu pai o Sr. José Martins lhe cedeu um espaço. No final do ano, os pais dos 12 alunos animados com o resultado da educação de seus filhos, incentivaram Júlia seguir em frente com o colégio. O Sr. José Martins continuou apoiando os projetos de sua filha, pois o número de alunos havia aumentado. A Escola Chapeuzinho Vermelho crescia tanto na quantidade de alunos quanto na qualidade da educação se firmando a cada dia como um estabelecimento de ensino competitivo e vencedor de obstáculos.
Desde o início de sua fundação o colégio era conhecido como Chapeuzinho Vermelho até janeiro de 2010, quando Júlia Martins por ocasião dos 18 anos na administração do colégio, anunciou a mudança do nome para Colégio Martins homenageando o seu genitor e grande colaborador o Sr. José Martins. Além da mudança para o prenome o colégio passou por uma reforma moderna e ousada, um investimento grandioso na educação tanto do complexo Sinhá Saboia quanto do município de Sobral. A reforma recentemente concluída coloca o Colégio Martins na lista dos maiores e melhores colégios da cidade de Sobral enriquecendo ainda mais nossa educação. A transformação radical na estrutura do colégio valorizou o espaço estudantil se preocupando com o conforto, qualidade de ensino e a satisfação do aluno e dos pais. Para este ano de 2010, o colégio tem muitos projetos a serem ainda realizados dando continuidade à reforma beneficiando seus educandos. Tudo isso é resultante de um trabalho árduo da equipe de professores, coordenadores e proprietária, desempenhado com muita dedicação, atenção, ousadia e com espírito empreendedor de Júlia Martins.

domingo, 18 de abril de 2010

Fórum debate o uso dos espaços públicos

Por Edwalcyr Santos

O Fórum Comunitário do complexo Sinhá Saboia idealizado por Chiquinho Silva, coordenador do Projeto Vida que te Quero Viva; Liciana, Tutora da Residência Multiprofissional e Andreia Silveira, ex-Preceptora da Unidade Mista do Sinhá Saboia, neste mês de abril aconteceu na quinta-feira, dia 15 no auditório da Igreja dos Mórmons.
O evento nasceu da necessidade de combater a violência entre o Sinhá Saboia e a Cidade Gerardo Cristino (Parque Santo Antônio) que vinha a cada dia aumentando e vitimando jovens do complexo. Com a realização dos primeiros fóruns a comissão organizadora percebeu que a questão da violência envolvia outros fatores sociais que precisavam de reparos. A partir do terceiro fórum a discussão foi mais ampla e envolvendo um maior número de participantes e de autoridades.
A temática discutida neste mês de abril foi o uso dos espaços públicos, tema sugerido no penúltimo fórum por ocasião de algumas escolas do complexo não disponibilizar as quadras para a comunidade ou para os projetos de esportes e cultura. Foram convidados o secretário de Educação, professor Júlio César e o secretário de Esporte professor Osmar Vasconcelos que justificou sua ausência por estar participando na mesma hora de uma reunião com os delegados da Conferência Regional do Esporte ocorrida nos dias 9 e 10 de abril. A abertura do fórum se deu com a apresentação do Grupo Legião Brasileira de Capoeira coordenado por Celiane Duarte e contra-mestre Duarte. O evento seguiu inicialmente com a fala do secretário Júlio César que elogiou o trabalho dos organizadores do evento e falou das conquistas na educação e das dificuldades ainda a superar. A assembleia do fórum composta por lideranças comunitárias, diretores das escolas do complexo, agentes de saúde e moradores do grande Sinhá Saboia participou do evento abordando o tema do fórum que foi o uso dos espaços públicos.
A comunidade reclamou de alguns diretores restringirem o uso das quadras alegando despesas altas no consumo de energia, água e pessoal para cuidar do local. As restrições segundo afirmam os moradores só contrariam o projeto do Governo Federal, Escola de Tempo Integral que incentiva alunos a passar a maior parte de seu dia nas escolas praticando atividades esportivas e culturais. O assunto foi debatido de forma amistosa mais com o propósito de resolver o problema.
O secretário assegurou aos presentes que se reunirá com os diretores no intuito de estudar uma política de uso dos espaços das escolas de forma que beneficie a comunidade e não prejudique as unidades escolares. Ao final foi servido um coquetel patrocinado pelos organizadores e pelo Alan Supermercantil.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Águas pluviais causam inundações no Sinhá Saboia



Por Edwalcyr Santos

Os moradores da Rua Sinhá Saboia situada no bairro Sinhá Saboia sofre há dias com o problema de águas das chuvas. O Projeto Melhorias participou de uma reunião com GEMS - Grupo de Educação e Manutenção Sanitária da Sehabs – Secretaria de Habitação e Saneamento Ambiental, onde foram colocados vários problemas relacionados ao grande trabalho de saneamento que está sendo realizado no complexo. A Secretaria citada informou ao projeto que a questão de águas Pluviais é com a Infra-Estrutura e a própria Sehabs se encarregou de enviar um ofício solicitando a solução do caso. A Infra-Estrutura na tentativa de resolver o problema fez uma vala para o escoamento das águas, mas não foi o suficiente para sanar o problema. O Sr. Zé Preto, morador da rua que tem sua casa invadida pelas águas falou à reportagem do jornal “O Bairro” que o engenheiro da secretaria (Infra-estrutura) não foi modesto quando os moradores disseram que aquele serviço que ele estava fazendo não ia resolver, quando ele disse que ele era o engenheiro, portanto sabia o que estava fazendo e se não resolvesse ele rasgaria o seu diploma. Isso só agravou mais a situação, pois faz dias que o engenheiro não aparece na rua e o problema continua prejudicando os moradores dessa via pública.
A reportagem conversou com Dr. Irismar Azevedo, Secretário da Infra-Estrutura e afirmou que a secretaria fará agora um trabalho topográfico objetivando conhecer a geografia do local para depois realizar um trabalho semelhante ao que foi feito no Dom Expedito próximo ao Tivoli onde os moradores sofriam com o mesmo problema. O Projeto Melhorias e o jornal “O Bairro” está todos os dias úteis na prefeitura solicitando benefícios para o complexo.

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Jornal “O Bairro” e Projeto melhorias estreiam programa na rádio Alternativa FM


Por Edwalcyr Santos

A rádio Comunitária Alternativa FM incluiu em sua programação um programa voltado diretamente para a complexo Sinhá Saboia feito pela própria comunidade onde são discutidos assuntos voltados para o bairro.
A ideia partiu do diretor da FM o empresário Crisanto Rodrigues no desejo de contribuir com o complexo que tanto precisava de um programa como este para dar voz e vez a este povo. O programa é uma parceria firmada entre Jornal “O Bairro”, Projeto Melhorias e Alternativa FM.
Dado ao excelente trabalho desempenhado no social, o jornal “O Bairro” e o “Projeto Melhorias” estão à frente do programa que é na verdade mais uma força na luta por melhorias.
“A voz do Bairro” que tem a mesma linha do jornal “O Bairro” que é tratar de assuntos de interesse da comunidade com a participação ativa dos ouvintes vai ao ar todos os sábados das 8h às 10h da manhã. Essa parceria é muito importante para o complexo, pois o programa entrevista autoridades tratando de assuntos atuais com a participação do povo através do telefone ou a equipe do programa visitando os moradores fazendo um corpo a corpo colhendo a opinião da comunidade.
Celiane Duarte e Edwalcyr Santos, moradores do complexo Sinhá Saboia, pessoas ligadas diretamente a projetos sociais e culturais, apresentam o programa de forma dinâmica, pois conhecem de perto os problemas do bairro e buscam através do Projeto Melhorias e do jornal “O Bairro” lutar por melhorias.

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Secretaria de Esportes confirma a restauração das quadras do complexo Sinhá Saboia

Por Edwalcyr Santos
Fotos: Edwalcyr Santos




O jornal “O Bairro” e o Projeto Melhorias vêm sendo peças importantes para o complexo Sinhá Sabóia no que se refere às soluções de problemas existentes neste grandioso bairro. A reportagem ao trabalhar numa matéria sobre o estado das quadras do complexo no intuito de denunciar as péssimas condições que se encontram, se deparou com o estado de depredação da quadra Mestre Severo conhecida como “Quadra da Lavanderia”. A reportagem registrou com fotos muito lixo, entulhos e o mais preocupante é uma arquibancada escorada num poste de iluminação. Os moradores conversaram com a reportagem e disseram que no início do ano passado apareceu um vereador dizendo que tinha feito requerimento pedindo a reforma desta quadra, mas até à data da reportagem não tinha mais aparecido por lá e nem problema resolvido.
A verdade é que muitos vereadores acham que seu papel é só fazer requerimentos e nada mais e, depois reclamam porque não são atendidos culpando, prefeitura e secretarias. São muitos os requerimentos que cehgam à prefeitura e o gestor público não tem como atender todos de uma vez, mas atende aquele de maior necessidade e que chega com intensidade ao seu conhecimento. É preciso fazer o que fez o jornal e o Projeto Melhorias que mobilizou a comunidade e levou as fotos para a Secretaria de Esportes e Juventude e para a Secretaria de Habitação e Saneamento - Sehabs. Dr. Osmany Parente, secretário da Sehabs recebeu com muita atenção o Projeto Melhorias que com um ofício pediu ao mesmo a limpeza daquele espaço público enquanto a reforma não chega. O secretário atende o ofício e no momento da limpeza o Projeto Melhorias fez uma campanha de conscientização ambiental com os moradores ao redor da quadra pedindo aos mesmos que cuidem daquele espaço de lazer público. Em um outro dia o projeto distribuiu calendários de coleta do lixo e panfletos de alerta contra a dengue. O trabalho de conscientização surtiu efeito, pois os moradores depois que a quadra foi limpa estão cuidando dela. Dona Raimunda Lira Pinto é um exemplo de moradora, ela é quem está cultivando plantas ornamentais e cuidando da parte da praça que fica em frente sua casa.
A reportagem conversou com Eugênio Parcelli, secretário adjunto do Esporte, quando ele falou que somente o quadra da Cohab II estaria com o projeto de reforma aprovado. Depois de conversar com a reportagem e ver as fotos da quadra Mestre Severo, fala com o secretário titular do esporte Osmar Vasconcelos que se reúne com o prefeito oportunidade em que Leônidas Cristino autoriza a reforma das quadras do complexo e ainda autoriza a secretaria a dar total apoio ao esporte deste grandioso bairro.
O secretario de Esporte e Juventude Professor Osmar Vasconcelos a convite do Projeto Melhorias e do jornal “O Bairro”, dia 27 de março próximo passado visitou o complexo Sinhá Saboia participando do Programa “A voz do bairro” na Alternativa FM e elogiou o trabalho em parceria do jornal e do projeto e disse que está à disposição da comunidade no que se refere ao esporte. O secretário falou que o complexo Sinhá Saboia na sua dimensão sofre carências de espaços públicos e o prefeito sabendo dessa necisidade, atende a reivindicação do povo e realizará a reforma das quadras, inclusive, com possibildade das quadras serem cobertas possibilitando o seu uso nos horários mais quentes.

Descaso com a segurança pública

Por Edwalcyr Santos
Fotos: Edwalcyr Santos




O complexo Sinhá Sabóia distante do centro da cidade aproxima-damente 4 quilômetro e com uma população maior que a de muitas cidades do interior do Estado está carente de representantes políticos na comunidade. Segundo os moradores não se vê mais os vereadores que apareceram nas eleições prometendo trabalhar em nome do bairro. A segurança é uma das maiores carências do complexo.
No ano de 1996, Dr. Herbert Ponte e Silva, Delegado Regional de Sobral, juntamente com o prefeito da época Aldenor Façanha Júnior, reuniram-se com o então Secretário Estadual de Segurança Pública, Dr. Edgard Fuques, no sentido de criar a Delegacia Distrital no bairro Sinhá Sabóia. Aldenor Façanha reformou e doou o prédio para Superintendência da Polícia Civil, para a instalação da Distrital. A Delegacia Distrital funcionou durante 12 anos e no ano de 2007 o Dr. Herbert Ponte falou para a reportagem do jornal “O Bairro” que foi obrigado a fechar a Delegacia por não ter a mínima condição de funcionar no estado que se encontrava, pois além do prédio está em péssimo estado havia carência de policiais e material de trabalho. Hoje, o prédio continua abandonado e em estado de depredação pela ação de vândalos que invadiram a unidade e destruíram tudo que encontraram dentro. Portas, janelas dentre outros objetos que ainda estavam no recinto da delegacia foram levados.
O que mais chamou a atenção da reportagem foram os vários documentos encontrados jogados no chão da delegacia. Dentre os documentos estavam BO´s, fichas de carteiras de identidades, inquéritos dentre outros documentos. A reportagem foi falar com o Delegado Regional sobre o assunto quando ele afirmou que os documentos que estavam na delegacia abandonada são cópias, portanto, sem muito importância. Mesmo assim, o Projeto Melhorias preocupado com a situação da delegacia conseguiu do TG 10-011, doze atiradores para recolher os papéis da delegacia e pediu ao delegado que fosse pegar para que a comunidade pudesse limpar o prédio. O Subtenente num ato de espírito comunitário cedeu gentilmente seus homens para a ação. O Projeto Melhorias num trabalho voluntário vem trabalhando pelo complexo Sinhá Saboia e pelo pouco tempo que existe já tem feito algumas conquistas importantes.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Francês nascido em Sobral (CE) é 11º na patinação artística e disputa medalha


Do UOL Esporte
Em São Paulo

Oficialmente, o Brasil tem cinco competidores nas Olimpíadas de Inverno de Vancouver, no Canadá. No entanto, há um sexto integrante que não veste as cores do país e que atualmente tem poucas ligações com a pátria verde-amarela. Florent Amodio representa a França, mas nasceu na cidade cearense de Sobral.

Nesta terça-feira, ele foi um dos 24 atletas que passaram de fase na patinação artística e, com este resultado, segue na briga pela medalha de ouro.

“É um grande alívio, trabalhamos duro para estarmos prontos aqui. Realizei um grande programa em uma pista muito bonita, com um público monstruoso. Estou muito feliz. Vou agora me concentrar (para a final)”, comentou Amodio, 11º colocado com 75,35 pontos, à TV France 2. O líder foi o russo Evgeny Plushenko, com 90,85.

Com a 11ª colocação – e a melhor performance da carreira - na disputa do programa curto da patinação, o “franco-brasileiro” está classificado para o programa livre, que será disputado na quinta-feira. Esta é a fase decisiva e que definirá o pódio da prova.
HISTÓRIA DE SUPERAÇÃO
Florent tem uma história parecida com a de dois brasileiros que representam o país em Vancouver: Jhonatan Longhi e Maya Harrison. Todos nasceram no Brasil e foram adotados ainda crianças por país estrangeiros. Enquanto Longhi foi para a Itália e Maya para a Suíça, ele acabou na França.
Depois de ter sido abandonado nas ruas de Sobral, no Ceará, ele mudou-se e começou desde cedo a patinar, aos 4 anos. Hoje já é considerado um dos atletas que brigará por medalhas douradas pela França. "Um grande talento e uma grande história", define Didier Gailhaguet, presidente da Federação de Desportos sobre o Gelo, ao falar do patinador em entrevista ao Le Parisien.

Para isso, ele ainda superou uma grave lesão nos tendões que o tirou por alguns anos dos treinos. Para provar que não tem sinais do problema, na sua estreia olímpica Florent fez a melhor apresentação da carreira.

O patinador francês chegou a vir ao Brasil para conhecer um pouco do passado. “Voltei ao Brasil com meus pais em 2007. Vi de onde eu vim. Estou consciente da minha sorte e de ter sido criado com tanto amor”, disse ao diário francês o patinador, que terá torcida dupla por uma boa prova nesta quinta-feira.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Quadra de Skate no Sinhá Saboia sem uso



Por Edwalcyr Santos

Inaugurada dia 22 de dezembro de 2006, pelo então prefeito Leônidas Cristino, o Complexo de Esporte e Lazer José Aguiar Frota no Sinhá Saboia, está sendo usada por poucos skatistas. A presença de usuários de drogas pode ser a causa da ausência dos praticantes deste esporte. À noite delinquentes que ocupam o espaço praticam assaltos a transeuntes. O jornal “O Bairro” conversou com os skatista e perguntou o motivo do abandono. Segundo eles, a falta de eventos para o complexo esportivo motiva o pouco uso da quadra. Afirmaram ainda que os eventos acontecem na quadra de skate do centro que é bem menor esquecendo a quadra do Sinhá Saboia. Eles confirmaram que a presença de usuários de drogas afugentam também os praticantes de skate. Afirmaram ainda à reportagem que nem a presença do Ronda nas imediações inibe esse tipo de ocupantes que além de estarem cometendo delito ainda os impedem de praticar esportes. As crianças que não ligam para a presença desses ocupantes que não são bem-vindos, dividem o espaço na quadra para brincarem deslizando nas rampas usando papelões.
O abandono da quadra já foi matéria no jornal “O Bairro” em junho do ano passado, pois estava abandonada e depredada. A reportagem conversou com Eugênio Parcelli, Secretário Adjunto da Secretaria de Esporte e Juventude quando ele afirmou que a quadra ia passar por uma reforma e garantiu também a reforma de outras praças no complexo Sinhá Saboia. Quando indagado sobre a falta de eventos para a quadra de skate ele afirmou que na época os eventos não estavam acontecendo porque a quadra estava em péssimo estado, mas assim que estiveesse pronta a secretaria com certeza iria promover eventos para esta quadra. Que se tem conhecimento houve apenas um campeonato logo que a reforma foi concluída e de lá para cá mais nenhum evento ligado ao esporte foi promovido. A reforma aconteceu como o secretário adjunto prometeu, mas os eventos continuam não acontecendo. Sobre a reforma das outras praças a população ainda aguarda impaciente, pois as praças do complexo Sinhá Saboia estão também precisando de reforma com destaque para a conhecida praça da Lavanderia que há anos está se desmanchando e virando entulho bem próximo das casas que a cercam.

domingo, 17 de janeiro de 2010

Banda "Vapor Cotidiano" do Sinhá Saboia, participa da "Garagem do Faustão"


Por Edwalcyr Santos

Tudo começou com uma brincadeira de criança onde uma turma de amigos com idade entre 12 e 15 anos se reuniam para tirar um som e com o passar dos anos a ideia foi amadurecendo e se firmando como profissionais. A banda “Vapor Cotidiano” hoje é formada por 5 músicos com gostos diferentes que conseguem fazer uma mistura de ritmos resultando num rip-rop meio pop com um pouco de rock. Juliardy, vocalista, é o cabeça da banda responsável pela divulgação do trabalho produzido pelo grupo; Blade é o Guitarrista, Luís Carlos também é Guitarrista, Lucas Baixista e Roberto o Baterista. Juliardy disse ao jornal "O Bairro" que logo que soube do quadro “Garagem do Faustão”, preparou um vídeo e mandou. E, com aproximadamente 15 dias, soube que o clipe da banda tinha sido escolhido para votação, quando o grupo já tinha perdido a esperança. A música "Os Oratórios" enviada ao quadro do Faustão é de autoria de Juliardy e, tem uma história emocionante contando um momento difícil vivido pela sobrinha do compositor. A música foi duas vezes para votação, mas não conseguiu se classificar.
O fato de ter aparecido duas vezes no programa, já é uma vitória, pois significa que muita gente no Brasil gostou da banda e votou na internet fazendo com que ela fosse para uma segunda votação aparecendo em rede nacional e em alguns paises através da Globo Internacional, façanha que milhares de bandas bandas do país ainda não conseguiram.
É preciso que nossa cultural seja mais valorizada e trabalhos como os desses jovens talentosos recebam incentivos e possam nos orgulhar com arte de qualidade.
Veja o vídeo da música no site:

http://domingaodofaustao.globo.com/Domingao/Garagemdofaustao/0,,16989-p-V1036308,00.html

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Aumento de casos de Tuberculose assusta


Por Edwalcyr Santos

A Tuberculose tem cura e o tratamento é gratuito garantido a qualquer cidadão pelo SUS. É uma infecção causada por um microorganismo chamado Mycobacterium tuberculosis, conhecido também por bacilo de Koch. A doença afeta os pulmões mas pode, também, ocorrer em outros órgãos do corpo, sem atingir os pulmões.
Profissionais da saúde local, alertam que a Tuberculose tem aumentado no complexo Sinhá Saboia deixando enfermeiros, agentes de saúde e médicos empenhados na luta contra esse aumento. Aparecida Vilela, enfermeira do CSF - Centro de Saúde da Família do Sinhá Saboia, responsável pelo mapa de controle da Tuberculose e Hanseaníase, afirma que só no citado bairro são 26 casos confirmados, somados aos casos da Cohab I, Cohab II e Parque Santo Antônio chegam a 30 com mais a confirmar. O jornal O Bairro conversou com um portador da doença que se identificou com as iniciais B. R. C. Ele começa a conversa com a reportagem, parabenizando o trabalho da Agente de Saúde Luzinete Duarte que tem dado toda atenção e à equipe do CSF que sempre quando precisou foi atendido. Como o maior problema no combate à doença é a resistência do portador ao tratamento, ele ressalta que já está no último mês do tratamento e se não fosse a colaboração dele, não estaria curado hoje. Segundo a enfermeira Aparecida Vilela, uma pessoa que porta a doença, estima-se que possa infectar mais 10 pessoas. Mas, para quem começa o tratamento, com 15 dias a pessoa já não é mais transmissora da doença.
Fortaleza, Crato, Sobral, Itapipoca, Caucaia, Itapajé, Juazeiro do Norte e Maracanaú são municípios prioritários do Ministério da Saúde, ou seja, têm altas taxas de incidência.
A pobreza, a desnutrição, más condições sanitárias e alta densidade populacional favorecem a disseminação da doença.

Secretário de Cultura garante Centro Cultural para o complexo


Por Edwalcyr Santos

Abandonado há 13 anos, o BNB Clube estava servindo de abrigo para usuários de drogas e refúgio para delinquentes à noite. Visando a conquista de um Centro Cultural, o Projeto Melhorias promoveu a Primeira Mobilização Cultural do Complexo reivindicando o imóvel do citado clube que ora encontrava-se esquecido. Para a realização do evento o projeto foi até à Câmara Municipal e através de ofício solicitou todos os requerimentos aprovados relacionados ao clube. Dentre eles, haviam dois de desapropriação. Além dos requerimentos os organizadores fizeram um abaixo-assinado que passou por todas as escolas do bairro e pela comunidade e foram aos programas de rádio mais ouvidos da cidade divulgar a mobilização. Uma semana depois do evento, surgiu a notícia da venda do BNB Clube frustando o sonho da comunidade.
Segundo uma matéria publicada no jornal Correio da Semana; “o gerente do Banco do Nordeste de Sobral, Sr. Francisco Rivônio Moraes Pinho, simpatizou a ideia de transferir a sede abandonada do BNB Clube para o SINDSEMS - Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Sobral e que se houvesse interesse do prefeito para o projeto de desapropriação, se resolveria toda a burocracia, pois o mesmo intermediaria um encontro do presidente do banco, Roberto Smith, com o prefeito e ainda trabalharia para levantar junto ao banco os recursos necessários para a reforma da unidade”.
A matéria deixou bem claro que para se resolver o problema de abandono do clube faltava apenas interesse por parte dos representantes do bairro que nada fizeram e deixaram escapar a oportunidade da comunidade do complexo ter uma estrutura que atendia a demanda cultural e social do bairro. A capoeira, a escola de samba do complexo e os grupos de quadrilhas juninas usavam a parte do clube que ainda estava conservada para desenvolverem seus trabalhos. Com a venda, esses grupos culturais têm até o dia 15 de dezembro para se retirarem do clube ficando agora literalmente na rua sem terem como exercer suas funções culturais. O Projeto Melhorias, foi até ao Secretário de Cultura Dr. Campelo Costa solicitar um Centro Cultural em caráter de urgência para a cultura do complexo Sinhá Saboia. O Secretário sensibilizado com a situação, marca uma reunião na Casa da Cultura dia 5/11 às 18h com o Projeto Melhorias que convocou as pessoas que fazem cultura no bairro para a reunião. No encontro, o secretário pediu que os presentes sugerisse um prédio para a prefeitura alugar temporariamente enquanto estuda um terreno para a construção do Centro Cultural. O Projeto Melhorias sugeriu o prédio onde funcionou as instalações da Guanabara à rua Caetano Figueiredo próximo à Gontijo, mas não foi possível porque o aluguel é muito caro. A comunidade indicou um espaço de propriedade dada ex-vereadora Bibi. Com o alugel de R$ 1.000,00 (Um mil Reais) o espaço está situado à Av. Senador Fernandes Távora próximo ao Posto de Combustível Nordeste.
O espaço precisa passar por uma grande reforma que possivelmente será feita pela comunidade que fará campanhas para que o espaço se transforme num Centro Cultural do complexo Sinhá Saboia. A conquista deste espaço cultural é verdadeiramente uma conquista histórica para a comunidade que começou quando o Projeto Melhorias resolveu mobilizar as expressões culturais reivindicando um espaço cultural focando o BNB Clube que estava abandonado.

Prefeitura amplia o Cemitério Santa Marta


Por Edwalcyr Santos

O jornal “O Bairro” ao longo de sua existência vem somando com a comunidade no que se refere à incessante luta do povo por melhorias. A solução da superlotação do cemitério Santa Marta é uma prova da importância deste veículo de comunicação na comunidade. O assunto foi destaque por duas vezes em edições anteriores. Pe. Oswaldo Chaves em entrevista cedida a este jornal, contou a história da conquista do terreno do cemitério em 1964 quando as pessoas do Dom Expedito precisavam com urgência de um local para sepultar seus ente queridos. Evangelina Saboya filha da Sinhá Saboya foi quem doou o terreno para Pe. Oswaldo realizar seu sonho que era de beneficiar a comunidade do Dom Expedito que ora sofria essa carência. Logo que a comunidade soube do terreno começou a sepultar crianças antes mesmo de estar murado. Pe. Oswaldo conseguiu unir a comunidade em mutirão para limpar e levantar o muro do cemitério. Gerardo Cristino de Menezes, chefe do DNER na época e pai do então prefeito Leônidas Cristino, disponibilizou tratores com combustível e motorista para a limpeza do terreno e ainda doou o portão do cemitério. De tanto o jornal “O Bairro” bater na mesma tecla, sempre procurando prefeitura e Paróquia de Fátima responsável pela cemitério, no intuito de buscar novidades no caso, acabou contribuindo para que o problema fosse solucionado.
Pe. Eudes Cruz, e mais duas pessoas da comunidade foram falar com Oman Carneiro assessor do Dep. Federal Ciro Gomes, buscar ajuda para o problema. O assessor e empresário, Oman Carneiro, sensibilizado e sabendo da matéria publicado no jornal “O Bairro”, vai ao prefeito Leônidas Cristino e mostra a matéria que narra a necessidade do povo e a história do cemitério. O prefeito prontamente atende a solicitação.
“Sabemos que o prefeito tem muitas compromissos, preocupações e uma agenda cheia e não tem condições de resolver todos os problemas da cidade de uma vez, mas na medida do possível ele vai tentando encontrar meios de resolver alguns que chegam até seu conhecimento”, Finaliza Oman Carneiro. Segunbdo o chefe da construtora responsável pela ampliação, o Santa Marta na primeira etapa, será aumentado aproximadamente 1.800m2 do lado direito e a rua Hélio Arruda Coelho que passa na frente do cemitério foi pavimentada facilitando o acesso. Na segunda etapa será feito uma praça na frente, reformada a capela, receberá iluminação e Pe. Eudes está estudando meios de colocar um zelador com recursos da própria comunidade.