Pesquisar este blog

sábado, 5 de junho de 2010

Sinhá Saboia comemora 44 anos de existência

A iniciativa foi da liderança comunitária Edwalcyr Santos com o apoio de Celiane Duarte que juntos encabeçaram o evento de comemoração dos 44 anos de existência do Sinhá Saboia. Tudo começou quando “O Bairro”, o jornal do Sinhá Saboia” desempenhando seu papel de informar e pesquisar a história deste grande bairro, em entrevista à professora Penha Cardoso, ex-diretora da Escola Carlos Jereissati, descobriu que a Câmara Municipal de Sobral, tem o documento da Lei de número 134 de 30 de maio de 1966. A Lei, sancionada pelo então prefeito Cesário Barreto Lima, denomina as margens da Av. Fernandes Távora, de Sinhá Saboia, que era conhecida até então de Várzea Grande ou de Cancela. O nome, foi uma homenagem do prefeito à Maria da Soledade Pessoa de Saboya Albuquerque (Sinhá Saboia), dona da maioria das terras existentes no referido bairro.
Edwalcyr Santos, idealizador do evento e diretor do jornal “O Bairro”, vem se destacando como grande liderança comunitária do Sinhá Saboia. Os moradores do bairro já citam seu nome como um possível representante desta comunidade em 2012, mas segundo ele, ainda é cedo para pensar nesta possibilidade.
Para a realização do evento houve a busca de parceria com as entidades do complexo, mas nenhuma das convidadas se interessaram. O aniversário foi comemorado nos dias, 29 e 30 de maio. Dia 29, o projeto diversão da Prefeitura de Sobral, uma parceria de todas as secretarias, levou para a quadra de Skate atividades como futebol, vôlei, jogos de dama e xadrez, uma tenda da Teia Digital, brinquedos infláveis, observatório do Museu do Eclipse, tenda da saúde com aferição de pressão arterial e glicose dentre outras.
Os organizadores levaram para o palco do evento apresentações culturais como Cantor de hap, hip e hop, contação de história com a professora Valdelice, apresentação de Karatê, apresentação do Grupo Legião Brasileira de Capoeira, peça teatral com os alunos da Escola Paulo Aragão abordando o tema das drogas e a apresentação do grupo de quadrilha junina “Arraiá Asa Branca” abrilhantando a noite. Na festa esteve presente o secretário de Esporte e Juventude, Professor Osmar Vasconcelos, que sempre tem visitado o bairro e atendido as reivindicações da comunidade. O secretário, conversou com os jovens praticantes de esporte do bairro e pediu que estes se organizassem e procurassem a secretaria, no intuito de apoiar atividades esportivas promovidas por eles. A Feira Dona Maria Leonor organizada por Edwalcyr, Celiane e Cláudia também fez parte do evento. A feira já vem acontecendo todos os sábados na Quadra de Skate onde artesãos e comerciantes do complexo expõem seus produtos animando as noites de sábado.
No domingo, Padre Eudes, Pároco da Paróquia de Fátima presidiu a Missa de coroação de Nossa Senhora, intencionada também ao aniversariante. Depois da Missa, na praça da Escola Carlos Jereissati, aconteceu um show com a banda Vapor Cotidiano. Os eventos de comemoração segundo os organizadores se estenderão por todo o mês de junho com palestras, cursos e outras atividades culturais.