terça-feira, 12 de janeiro de 2010
Secretário de Cultura garante Centro Cultural para o complexo
Por Edwalcyr Santos
Abandonado há 13 anos, o BNB Clube estava servindo de abrigo para usuários de drogas e refúgio para delinquentes à noite. Visando a conquista de um Centro Cultural, o Projeto Melhorias promoveu a Primeira Mobilização Cultural do Complexo reivindicando o imóvel do citado clube que ora encontrava-se esquecido. Para a realização do evento o projeto foi até à Câmara Municipal e através de ofício solicitou todos os requerimentos aprovados relacionados ao clube. Dentre eles, haviam dois de desapropriação. Além dos requerimentos os organizadores fizeram um abaixo-assinado que passou por todas as escolas do bairro e pela comunidade e foram aos programas de rádio mais ouvidos da cidade divulgar a mobilização. Uma semana depois do evento, surgiu a notícia da venda do BNB Clube frustando o sonho da comunidade.
Segundo uma matéria publicada no jornal Correio da Semana; “o gerente do Banco do Nordeste de Sobral, Sr. Francisco Rivônio Moraes Pinho, simpatizou a ideia de transferir a sede abandonada do BNB Clube para o SINDSEMS - Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Sobral e que se houvesse interesse do prefeito para o projeto de desapropriação, se resolveria toda a burocracia, pois o mesmo intermediaria um encontro do presidente do banco, Roberto Smith, com o prefeito e ainda trabalharia para levantar junto ao banco os recursos necessários para a reforma da unidade”.
A matéria deixou bem claro que para se resolver o problema de abandono do clube faltava apenas interesse por parte dos representantes do bairro que nada fizeram e deixaram escapar a oportunidade da comunidade do complexo ter uma estrutura que atendia a demanda cultural e social do bairro. A capoeira, a escola de samba do complexo e os grupos de quadrilhas juninas usavam a parte do clube que ainda estava conservada para desenvolverem seus trabalhos. Com a venda, esses grupos culturais têm até o dia 15 de dezembro para se retirarem do clube ficando agora literalmente na rua sem terem como exercer suas funções culturais. O Projeto Melhorias, foi até ao Secretário de Cultura Dr. Campelo Costa solicitar um Centro Cultural em caráter de urgência para a cultura do complexo Sinhá Saboia. O Secretário sensibilizado com a situação, marca uma reunião na Casa da Cultura dia 5/11 às 18h com o Projeto Melhorias que convocou as pessoas que fazem cultura no bairro para a reunião. No encontro, o secretário pediu que os presentes sugerisse um prédio para a prefeitura alugar temporariamente enquanto estuda um terreno para a construção do Centro Cultural. O Projeto Melhorias sugeriu o prédio onde funcionou as instalações da Guanabara à rua Caetano Figueiredo próximo à Gontijo, mas não foi possível porque o aluguel é muito caro. A comunidade indicou um espaço de propriedade dada ex-vereadora Bibi. Com o alugel de R$ 1.000,00 (Um mil Reais) o espaço está situado à Av. Senador Fernandes Távora próximo ao Posto de Combustível Nordeste.
O espaço precisa passar por uma grande reforma que possivelmente será feita pela comunidade que fará campanhas para que o espaço se transforme num Centro Cultural do complexo Sinhá Saboia. A conquista deste espaço cultural é verdadeiramente uma conquista histórica para a comunidade que começou quando o Projeto Melhorias resolveu mobilizar as expressões culturais reivindicando um espaço cultural focando o BNB Clube que estava abandonado.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário