Pesquisar este blog

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Descaso com a segurança pública

Por Edwalcyr Santos
Fotos: Edwalcyr Santos




O complexo Sinhá Sabóia distante do centro da cidade aproxima-damente 4 quilômetro e com uma população maior que a de muitas cidades do interior do Estado está carente de representantes políticos na comunidade. Segundo os moradores não se vê mais os vereadores que apareceram nas eleições prometendo trabalhar em nome do bairro. A segurança é uma das maiores carências do complexo.
No ano de 1996, Dr. Herbert Ponte e Silva, Delegado Regional de Sobral, juntamente com o prefeito da época Aldenor Façanha Júnior, reuniram-se com o então Secretário Estadual de Segurança Pública, Dr. Edgard Fuques, no sentido de criar a Delegacia Distrital no bairro Sinhá Sabóia. Aldenor Façanha reformou e doou o prédio para Superintendência da Polícia Civil, para a instalação da Distrital. A Delegacia Distrital funcionou durante 12 anos e no ano de 2007 o Dr. Herbert Ponte falou para a reportagem do jornal “O Bairro” que foi obrigado a fechar a Delegacia por não ter a mínima condição de funcionar no estado que se encontrava, pois além do prédio está em péssimo estado havia carência de policiais e material de trabalho. Hoje, o prédio continua abandonado e em estado de depredação pela ação de vândalos que invadiram a unidade e destruíram tudo que encontraram dentro. Portas, janelas dentre outros objetos que ainda estavam no recinto da delegacia foram levados.
O que mais chamou a atenção da reportagem foram os vários documentos encontrados jogados no chão da delegacia. Dentre os documentos estavam BO´s, fichas de carteiras de identidades, inquéritos dentre outros documentos. A reportagem foi falar com o Delegado Regional sobre o assunto quando ele afirmou que os documentos que estavam na delegacia abandonada são cópias, portanto, sem muito importância. Mesmo assim, o Projeto Melhorias preocupado com a situação da delegacia conseguiu do TG 10-011, doze atiradores para recolher os papéis da delegacia e pediu ao delegado que fosse pegar para que a comunidade pudesse limpar o prédio. O Subtenente num ato de espírito comunitário cedeu gentilmente seus homens para a ação. O Projeto Melhorias num trabalho voluntário vem trabalhando pelo complexo Sinhá Saboia e pelo pouco tempo que existe já tem feito algumas conquistas importantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário