Pesquisar este blog

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Aumento de casos de Tuberculose assusta


Por Edwalcyr Santos

A Tuberculose tem cura e o tratamento é gratuito garantido a qualquer cidadão pelo SUS. É uma infecção causada por um microorganismo chamado Mycobacterium tuberculosis, conhecido também por bacilo de Koch. A doença afeta os pulmões mas pode, também, ocorrer em outros órgãos do corpo, sem atingir os pulmões.
Profissionais da saúde local, alertam que a Tuberculose tem aumentado no complexo Sinhá Saboia deixando enfermeiros, agentes de saúde e médicos empenhados na luta contra esse aumento. Aparecida Vilela, enfermeira do CSF - Centro de Saúde da Família do Sinhá Saboia, responsável pelo mapa de controle da Tuberculose e Hanseaníase, afirma que só no citado bairro são 26 casos confirmados, somados aos casos da Cohab I, Cohab II e Parque Santo Antônio chegam a 30 com mais a confirmar. O jornal O Bairro conversou com um portador da doença que se identificou com as iniciais B. R. C. Ele começa a conversa com a reportagem, parabenizando o trabalho da Agente de Saúde Luzinete Duarte que tem dado toda atenção e à equipe do CSF que sempre quando precisou foi atendido. Como o maior problema no combate à doença é a resistência do portador ao tratamento, ele ressalta que já está no último mês do tratamento e se não fosse a colaboração dele, não estaria curado hoje. Segundo a enfermeira Aparecida Vilela, uma pessoa que porta a doença, estima-se que possa infectar mais 10 pessoas. Mas, para quem começa o tratamento, com 15 dias a pessoa já não é mais transmissora da doença.
Fortaleza, Crato, Sobral, Itapipoca, Caucaia, Itapajé, Juazeiro do Norte e Maracanaú são municípios prioritários do Ministério da Saúde, ou seja, têm altas taxas de incidência.
A pobreza, a desnutrição, más condições sanitárias e alta densidade populacional favorecem a disseminação da doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário