terça-feira, 12 de janeiro de 2010
Prefeitura amplia o Cemitério Santa Marta
Por Edwalcyr Santos
O jornal “O Bairro” ao longo de sua existência vem somando com a comunidade no que se refere à incessante luta do povo por melhorias. A solução da superlotação do cemitério Santa Marta é uma prova da importância deste veículo de comunicação na comunidade. O assunto foi destaque por duas vezes em edições anteriores. Pe. Oswaldo Chaves em entrevista cedida a este jornal, contou a história da conquista do terreno do cemitério em 1964 quando as pessoas do Dom Expedito precisavam com urgência de um local para sepultar seus ente queridos. Evangelina Saboya filha da Sinhá Saboya foi quem doou o terreno para Pe. Oswaldo realizar seu sonho que era de beneficiar a comunidade do Dom Expedito que ora sofria essa carência. Logo que a comunidade soube do terreno começou a sepultar crianças antes mesmo de estar murado. Pe. Oswaldo conseguiu unir a comunidade em mutirão para limpar e levantar o muro do cemitério. Gerardo Cristino de Menezes, chefe do DNER na época e pai do então prefeito Leônidas Cristino, disponibilizou tratores com combustível e motorista para a limpeza do terreno e ainda doou o portão do cemitério. De tanto o jornal “O Bairro” bater na mesma tecla, sempre procurando prefeitura e Paróquia de Fátima responsável pela cemitério, no intuito de buscar novidades no caso, acabou contribuindo para que o problema fosse solucionado.
Pe. Eudes Cruz, e mais duas pessoas da comunidade foram falar com Oman Carneiro assessor do Dep. Federal Ciro Gomes, buscar ajuda para o problema. O assessor e empresário, Oman Carneiro, sensibilizado e sabendo da matéria publicado no jornal “O Bairro”, vai ao prefeito Leônidas Cristino e mostra a matéria que narra a necessidade do povo e a história do cemitério. O prefeito prontamente atende a solicitação.
“Sabemos que o prefeito tem muitas compromissos, preocupações e uma agenda cheia e não tem condições de resolver todos os problemas da cidade de uma vez, mas na medida do possível ele vai tentando encontrar meios de resolver alguns que chegam até seu conhecimento”, Finaliza Oman Carneiro. Segunbdo o chefe da construtora responsável pela ampliação, o Santa Marta na primeira etapa, será aumentado aproximadamente 1.800m2 do lado direito e a rua Hélio Arruda Coelho que passa na frente do cemitério foi pavimentada facilitando o acesso. Na segunda etapa será feito uma praça na frente, reformada a capela, receberá iluminação e Pe. Eudes está estudando meios de colocar um zelador com recursos da própria comunidade.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Parabéns!
ResponderExcluirMuito interessante seu blog.
Assuntos pertinentes e de utilidade pública!
Vc é um jornalista nato!
um forte abraço!
Suely Lopes