O jornal “O Bairro” desempenhando seu papel de informação e pesquisa buscando descobrir a história do bairro procurando resgatar o aspecto cultural desse povo sabendo da importância de entender o passado para a compreensão do presente, em uma de suas pesquisas conversando com a professora Penha Cardoso sobre a história do Sinhá Saboia, descobre que a Câmara Municipal tem o documento da Lei Nº 134, criando o bairro Sinhá Saboia e através de ofício solicitou o mesmo.
No ano de 1966, o então prefeito Cesário Barreto, promulgou e sancionou a citada Lei criando o bairro Sinhá Saboia homenageando Maria da Soledade Pessoa de Saboya, Sinhá Saboya, reconhecendo, portanto, suas obras em favor dos pobres de sua época.
O Artigo 1º da Lei, assim está escrito:
Fica criado o bairro SINHÁ SABOIA, com início na ponte da Várzea Grande (Ponte Rio Oiticica) e prolongando em direção à residência do DNER, atingindo a urbanização das casas Populares Municipais e residências adjacentes, lado direito da Rodovia Fortaleza - Sobral. Segundo Pe. Osvaldo Chaves o prefeito Cesário Barreto queria na época homenagear Evangelina Saboya que tinha herdado boa parte das terras de sua mãe a Sinhá Saboia e estava doando para fins sociais. Evangelina Saboya, não aceitou a homenagem e pediu ao prefeito que homenageasse sua mãe, falecida em 19 de outubro de 1963. E, assim foi feito.
Em 2008 o jornal “O Bairro” quis comemorar o dia 30 de maio, mas não foi possível. Nesse ano de 2010, com o apoio do “Projeto Melhorias” e do Centro de Desenvolvimento CAESE - Cultural, Artesanal, Esportivo e Educacional promoverá aniversário do Sinhá Saboia.
As comemorações do aniversário inclui atividades sócioculturais envolvendo órgãos como Hemoce, SESC, SESI, SENAC, Polícia Militar, entidades religiosas do bairro, Prefeitura e Câmara Municipal. As ações de cidadania acontecerão em dois dias consecutivos, 29 e 30 de maio, divididas em todo o complexo descentralizando o evento objetivando envolver um maior número de participantes. No dia 29 às 8h da manhã as autoridades farão o hasteamento das bandeiras; Nacional, Estadual e Municipal dando início ao evento que se estenderá ao dia 30. Palestras com advogados, pula-pula para a criançada, apresentação de filmes educativos em praças e escolas, orientação médica, realização de concurso de redação sobre o evento, missa campal, show com bandas locais, apresentação de grupos de quadrilhas juninas, peças teatrais, danças, feira de artesanatos dentre outras atividades que farão parte do inédito e histórico evento.
Será a primeira vez que acontecerá um evento desta magnitude no complexo e a comunidade deste grandioso bairro está convidada a participar ativamente, pois o homenageado é o povo.
domingo, 2 de maio de 2010
Assinar:
Postagens (Atom)